segunda-feira, 26 de outubro de 2009

um jeito de se expressar

Olá moscas meus queridos leitores, venho eu aqui novamente discorrer sobre assuntos que insistem em passar e ficar em minha mente. Como todos já sabem, mesmo por que eu sempre faço questão de explicitar, eu realmente não sou muito bom para concatenaras minhas idéias ideias (maldita reforma ortografica), ma sempre volto para tentar melhorar, afinal de contas estamos aqui para sempre melhorar.
O assunto dessa vez é uma questão que tenho observado bastante, que são as formas de comunicação interpessoal, ou seja a comunicação entre pessoas(dããã... não precisava explicar, eu sei... mas eu queria xD). Dança e tetrato são formas artisticas de entender a importância do corpo para a comunicação, já que ela é usada em suas apresentações artisticas. O fato é que mesmo que não sejas artista de um desses ramos ou outros que utilizem o corpo diretamente como uma forma de comunicação, mas usas o teu corpo para se comunicar no cotidiano.
Infezlimente eu não tenho conhecimento suficientepara expor o assunto de forma a mostrar como identiicar e usar essa informação (expressão do corpo) no dia-a-dia. Mas estou escrevendo para que passes a observar a existência dessa forma singela e muito expressiva de comunicação, isso é realmente algo que as pessoas não percebem, é como no tipico caso de ver mas não enxergar(não prestar atenção).
A questão é que toda aforma de sentimento,  intensão, vontade que temos, antes que venhamos a falar, comentar ou escrever. Já foi ou está de alguma forma sendo expresso por nosso corpo. Medo, angustia, tristesa, ansiedade e outros. Esses são alguns exemplos dessa comunicação que é expressa pelo corpo, afinal de contas quando vemos alguem em que se porta de maneira diferente justamente por causa de uma das formas de sentimento citadas, então já temos um estalo de que algo está acontecendo, claro que com alguns é mais fácil de perceber e com outros não há essa facilidade. Você poe estar pesando agora "mas isso eu já sei". É um grande verdade esse seu pensamento, pois o que eu comentei não é nada de extraordinário, afinal de contas não passa de senso comum, então é aqui que há uma diferença entre quem tem ovservado e quem não tem.
Os exemplos citados são todos de cunho forte, sõa exemplos de sentimentos fortes a tal ponto de não haver com exsconder. Mas todos os nossos pensamentos geram uma ação que em sua grande maioria são ações inconscientes. Quando há algum interesse, independente de qual seja o interesse, aquilo está em nosso pensamento. Começamos a agir de forma a buscar o objeto de interesse. Um exemplo é quando queremos falar com alguem, há um interesse de se aproximar para dizer um oi, então o nosso corpo age dessa forma, vai em busca do objetivo do pensamento, mas talvez com você não chegue ao fim, pelo fato de que algumas pessoas tendem de alguma forma parar o curso natural do corpo que busca aquele fim gerado pelo pensamento.
O nosso corpo através do pensamento responde a tudo que queremos a tudo que está fixo em nossa mente, e isso trás transformações no tom de voz, gisticulações e olhar. E as pessoas mesmo que não sabiam exatamente como, mas percebem o que o seu corpo quer dizer. Eu talvez pudesse me aprofundar mais em assuntos como a importância de um pensamento positivo em sua vida, mas o foco não é esse, então deixarei apenas que com esses poucos comentários sobre o assunto para que sua mente possa ter o gancho de entender o que ficou no ar  claramente dito e então tire suas próprias conclusões.
Bom, agora prosseguindo depois de toda essa balela explicada é que entrarei nos meritos da questão que me fizeram refletir sobre esse assunto, me fazendo observar um pouco mais as coisas que estão relacionadas a  essa questão.
Todos mesmo que de forma inconsciente sabem da existencia dessa comunicação do corpo e todos nós a utilizamos, mas como aquela frase que acho eu ser quase de conhecimento geral :"Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve". Então a forma com a qual usamos não é utilizando todo o potencial de base que isso pode nos dar. Como utilizamos de forma inconsciente acabamo por muitas vezes utilizando de forma errada (lembrando claro que isso é apenas uma definição minha e que o conceito de certo ou errado é muito relativo, eju não detenho a verdade absoluta). A forma errada a qual me refiro é pelo fato de que achamos que sem falar as pessoas irão nos entender, ou pelo enos eu conheço muitas pessoas que agem pensamdo dessa forma. Talvez pelo fato de durante o  nosso desenvolvimento e quando me refiro a desenvolvimento eu estou me referindo ao incio de tudo, ao momento do nosso nascimento. Nenhum recém nascido mesmo que super dotadode inteligência(melhor adjetivar para evitar trocadilhos)tem a capacidad ede ao entrar em contato com o mundo já estar falando fluentemente a lingua local, ao nascer observamos o mundo e é assim que aprendemos -Uma criança só reproduz "papai" ou "mamãe" por estar ecutando alguem falando, ela apenas deu o seu significado as palavras e reproduziu o som da tentando copiar o som que escutou, da mesma forma que em outra lingua reproduziria o som que escutasse-.Enquanto bebê, como está aprendendo se comunicar/falar, as pessoas responsavel pela criança também tem que aprender a interpretar o que a criança deseja. (comunicação corporal em ação). Retomando a ideia do incio do paragrafo, algumas pessoas acabam se viciando em achar que o simples fato de se indicar subjetivamente o que se quer, já é o suficiente e isso faz com que ocorra uma certa frustração ao não ter o seu pedido (implicito em ações) atendido.

O fato é que a comunicação através do corpo é algo realmente importante no nosso dia-a-dia mas a associação da comunicação verbal e corporal é muito mais eiciente, quando alamos explicamos as coisas para que não aja duvida e é ai que a comunicação corporal vem simplemente dar um suporte maior para que seja demonstrado o que é falado trazendo dessa forma a confirmação do que foi dito, ou não.

Então vem o caso de que se tens algo para falar, então fale...gesticule, aja. Não deixe que duvidas existam .
se amas, então diga, abrace, beijei, simplesmente aja. Se não o fizer , como a outra pessoa poderá saber desse seu sentimento maravilhos que tens guardado contigo? -toda a forma de amarpor si só já é maravilhoda-.
Apenas não deixe que existam duvidas, duvidas quando crescem se tornam uma grande dor de cabeça e isso é algo que não era necessário existir, sem contar o tempo perdido para esclarecer, isso é, quando há essa oportunidade, as vezes não há mais volta nem como esclarecer.

é isso... e eu também peço aos leitores houver, que se encontrarem erros de portugues, me avisem =p
um abraço =)

Nenhum comentário: