domingo, 1 de janeiro de 2012

Adeus ano velho feliz 2012

Mercado de São Brás nas primeiras horas do dia 01/01/2012
Sempre no dia primeiro de cada ano após voltar de minha volta pela cidade, e antes de dormir, eu escrevo algumas coisas que me vem a cabeça normalmente relacionadas ao ano que passou, uma retrospectiva e esse ano foi um ano com muitas histórias para serem contadas.



Normalmente tenho problemas com final de ano pois lembrar das coisas que eu não consegui fazer me deixam um pouco frustrado e como esse periodo por si só já trás esse sentimento de retrospectiva e renovação, então fica um pouco difícil fugir desses pensamentos. Durante muitos anos venho lutando contra o ser covarde que existe em mim e faz renunciar as minhas vontades por medo . Para quem me conhece mais afundo sabe que existe uma ponta de perfeccionismo que não me deixa dar o proximo passo para satisfazer minhas vontades, se vou escrever não acho que sou bom o suficiente para isso, se vou tocar violão então não treinei o suficiente, se vou fotografar eu ainda não estou preparado. Luto dia após dia contra essa trava que existe em mim. Mas esse ano foi um ano de vitória pois quebrei algumas barreiras que a  pouco tempo atrás parecia intransponível. Comecei a ter um pouco mais de controle sobre esse perfccionismo me jogando sobre as coisas que tenho vontade de fazer, fazendo o que me deixar feliz. Mas deixando a lenga-lenga de lado, lá vai.

Ao findar 2010 tive várias coisas para pensar, foi um ano conturbado e eu não sabia muito o que fazer nem o que esperar de 2011 fiquei um pouco confuso no começo mas como o tempo não para e vida segue enfrente o ano começou e começou bem. Com a ajuda de um grande amigo meu, eu ingressei de fato em uma vida de professor tendo que aprender a lidar com pessoas que estão em uma vida de experiencias e descobertas, virei professor do ensino fundamental. Eu particularmente gosto de escutar o que as pessoas tem a me dizer e o que ela enxergam como mundo, cada pessoa tem sua própria percepção de mundo é interesante saber o que as pessoas tem a dizer sobre o que vêem, eu sempre aprendo alguma coisa. Conheci muitas pessoas que ainda nem chegaram a uma idade civil adulta mas já tem muitas idéias e sonhos pela frente e fico muito feliz em saber que pude compartilhar um pouco do que eu vejo de mundo e trocar ideias com essas pessoas, dar conselhos e conhecer as dificuldades que eles tem no cotidiano. Tive que aprender a lidar com questões como controlar uma turma frenética mais de 30 alunos para passar um ensinamento e fazer com que eles aprendessem o minimo sobre o assunto que eu tinha a ministrar, foi um tanto quanto estressante e algumas vezes difícil mas valeu a pena.
Espero que eles tenham gostado da minha passagem por suas vidas, também torço para que todos encontrem um ótimo caminho pela frente e quando nos encontrarmos em um futuro eu veja que se tornaram ótimos cidadãos e obtiveram sucesso em suas vidas.
Esse trabalho como professor me proporcionou a possibilidade de comprar uma camera fotografica muito melhor que a que eu possuia, ainda lembro o dia que minha camera chegou em sua caixa dourada com as letras pretas bem grandes escrito "D7000", verificava dia após dias pelo site dos correios onde estaria minha camera e quando vi no site que havia saido para entrega em minha cidade me postei a frente da minha casa esperando que os correios chegassem e eu pudesse ter em minha mão a minha D7000. Quando o entregador chegou e eu peguei aquele pacote pesado eu parecia uma criança prestes a abrir o meu pacote de sonhos, enfim teria minha camera "profissional". Com o anseio de uma criança extremamente feliz diante do brinquedo novo abri o pacote com a velocidade que minhas mãos permitiam, vi sua caixa dourada e fui direto ao recheio de meu doce e fiquei maravilhado com os botões que até o momento nem sabia para que serviam, tirei logo a camera da caixa e vi que havia carga para algumas fotos e fui logo testando mantando o meu desejo de ouvir aquele clique da maquina. Me danei a ler o manual o maximo que pude e aprender um pouco mais sobre a minha camera. Um fato de 2011 para ser lembrado.
Outro fato que foi muito importante para mim esse ano foi que em um impeto meu, quase sem pensar direito, me atirei em uma aventura que só trouxe alegria e boas amizades, mas acho que começarei o meu relato em 2010 quando fui despretenciosamente ao um show de uma banda cujo o nome é Moveis Coloniais de Acaju cujo a qual eu conhecia por alto 3 musicas. Me deparei com um show magnífico, show esse que me fez procurar outras musicas, baixar o cd todo, escutar todas as musicas que eu pude encontrar e te digo : Se você nunca foi a um show do MCA não perca a oportunidade de ir pois a energia é muito boa e contagiante.
Não sou tiete da banda mas não nego que sou fã e desde junho de 2011 um grande admirador das pessoas dessa banda também, admirador das pessoas que eles são. Essa história começou numa tarde comum quando me deparei com um convite que parecia ser divino, uma tal de ajuda colaborativa que me fez querer ir para Brasilia e ajudar-los em algo que pediam ajuda, fotografia. Como relatei logo acima adquiri uma camera fotografia "profissional" e  a minha aquisição da D7000 foi de suma importância para que eu criasse o motivo para ir para Brasilia ajudar o MCA. Houveram vários momentos cujo o qual achei que não daria certo a minha ida para lá. Mas no fim parece que as coisas se encaixaram, é como se fosse realmente para eu ir e fui. Sem conhecer ninguém da banda, e tendo uma amiga em Brasília apenas, mas por incrível que pareça não criei expectativas me levando a não ter receios nem medo sobre o que me esperava. No momento em que cheguei liguei imediatamente para o pessoal responsável pelo evento e fui logo me interando de o que fazer e como encontra-los para poder começar a ajudar no que pudesse e foi então que começou meu apreço pela banda com todo o engajamento para com o evento e a cordialidade para com minha pessoa que fui cheio de vontade de ser o mais útil possível. Os dias do evento foram ótimos cheio de coisas para fazer e aprendizados diários e essa cordialidade me veio de todos os lados por todas as pessoas que estavam envolvidas no evento, seja como colaborador, seja como participante. Dia após dia conheci pessoas muito interessante que espero encontrar futuramente para conversas  e colaborações. Todos me cativaram de maneira tal que os tenho como amigos.
Minha aventura na terra dos candangos terminou deixando boas lembranças e muita saudade.

Voltei para minha terra natal, Belém. Alguns dias depois me preparei para ir para São Paulo acompanhar o grupo de dança japonesa cujo qual eu fazia parte e agora sinto-me mais como colaborador. A motivação da viagem foi acompanhar meus amigos para uma viagem que há anos era desejo do grupo para participar do concurso nacional de Yosakoi Soran. A viagem foi ótima os participantes estavam tensos mas deram um show e mostraram que no Pará existem pessoas que dançam Yosakoi e dançam bem. Não levamos o primeiro lugar mas estar participando e conseguir uma colocação razoável foi motivo de muita felicidade para todos.

Como já me extendi por de mais vou começar a escrever o fim desse meu texto que acredito estar um pouco cansativo.

Depois dessas viagens ótimas o que me sobrou, mas não menos importante, para comentar foram os laços que se encurtaram com algumas pessoas. Algumas dessas já eram amigas e se tornaram mais próximas e outras que eram apenas conhecidos e se tornaram próximas ou até os desconhecidos que arrebataram o meu apreço seja através da musica, seja pela arte de fotografar ou pelas conversas que prenderam minha atenção.

A todos vocês que passaram por minha vida, cruzaram meu caminho em 2011 o meu muito obrigado pelos dias maravilhosos que me proporcionaram e espero que os laços se encurtem em 2012. Nesse ano que começou espero que encurtemos os laços ainda mais e tenhamos possibilidades de mais interações, aprendizados e momentos felizes.

Viver é preciso, não basta existir.

Bom no final gostaria de deixar o link que eu mesmo gravei do Show de encerramento festival Moveis convida 2011.

http://www.youtube.com/watch?v=pEAfvY9FOw0

2 comentários:

Anônimo disse...

obrigado por ter participado dos meus melhores dias de 2011 !!!

Felipe Lima.

Liquidflame disse...

Viado heim? Viado XD
Texto grande mas li tudinho. Só falta o sr postar suas fotos pra apreciação =]